Sopa de Beldroegas - Tapada do Gato

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Sopa de Beldroegas

Ingredientes

Quantidade

Beldroegas
Alho de casca roxa
Cebola
Azeite virgem
Batatas
Ovos
Queijo de cabra curado
Pão alentejano (duro)
Sal

1 molho grande (350 gr. aprox.)
2 cabeças inteiras
1 grande
1 dl
2
2
2
qb
qb


Modo de Preparação

Arranje as beldroegas, separando as folhas maiores dos talos mais rijos e aproveitando as pontas mais tenras com os folhas e os talos. Lave bem, escorra e reserve.

Tire as cascas externas aos alhos deixando ficar a sua casca roxa e mantendo as cabeças inteiras. Coloque-os numa panela, junte o azeite e frite-os lentamente em lume médio.  Vá virando frequentemente as cabeças de alho para ficarem cozinhadas por igual e não queimarem. Retire-as e reserve.

Introduza a cebola cortada em rodelas finas na panela, na qual ficou o azeite da frutura dos alhos. Refogue até que comece a alourar. Introduza as batatas cortadas em rodelas grossas ou em cunha, tempere com um pouco de sal (lembre-se que o queijo é salgado), tape e deixe cozinhar com lume brando.

Quando as batatas estiverem quase cozidas, adicione as beldroegas, levante o lume, envolva tudo e cubra com cerca 1,5 l de água. Volte a pôr as cabeças de alho na panela, prove, rectifique o sal, tape e deixe ferver por 10 minutos. Apague o lume após a cozedura.

Á parte ferva água com sal e uma colher de sopa de vinagre. Baixe o lume e deite os ovos com todo o cuidado na água, cozinhamdo-os por em lume brando, por breves instantes para que o interior não coza.

Ponha os queijinhos cortados ao meio ou em quartos e os ovos escalfados, dentro da panela que contém as beldroegas. Corte o pão em lascas, para uma terrina, retire para uma travessa as beldroegas, os ovos, o queijo e as cabeças de alho e deite o caldo sobre o pão. Sirva de imediato em prato de sopa, misturando de novo, no prato, os conteúdos da travessa e da terrina.


Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal